sexta-feira, 9 de abril de 2010

V SEMANA: 05/04 ATÉ 09/04


V – Semana: 05/04 até 09/04
Tema gerador: CONEXÃO SAÚDE

Objetivos:
Apresentar o tema da semana;
Conversar sobre a qualidade de vida: alimentação, higiene e a atividade física, descanso;
Promover a conscientização de quanto é importante ter uma vida saudável para termos saúde.

Obs.: Esse tema não finda nessa semana. Aliás, é um tema do ano todo. No entanto, daremos uma ênfase maior nessa semana. Sugiro que lembre aos alunos da atividade que realizamos no ano passado: O Piquenique saudável.

Enfoques: Dia 07 de abril – Dia Mundial da Saúde.Alimentação. Higiene. Os sentidos.


Recursos e atividades: Pesquisa no laboratório de informática sobre: O que é saúde? Elaboração de entrevista com um professor de Educação Física sobre os hábitos saudáveis e atividades físicas (Que tal o pessoal da SUDERJ?).Elaboração de sucos, bolos (cenoura), salada de frutas (aproveitar o outono); convidar um responsável para visitar a escola e elaborar alguma receita saudável, ou alguém da própria instituição. Montar um livrinho de receitas saudáveis da turma. Pesquisa sobre as propriedades dos alimentos. Tecnologia e alimentação – Alimentos com conservantes fazem mal à saúde. Montar a pirâmide alimentar: classificada (para as turmas menores) em PODEMOS COMER BASTANTE, PODEMOS COMER POUCO, PODEMOS COMER ÀS VEZES. Utilizar figuras trazidas pelos alunos e embalagens da própria merenda que eles trazem. Trabalhar os sentidos: tato, paladar e etc.
Confecção de slogans sobre hábitos de higiene, o cuidado com os dentes. Confecção de cartazes. Elaboração de músicas feitas pelos alunos.
Na utilização de receita trabalhar higiene, quantidade, medidas, cálculos e etc.
Essas atividades podem seguir o tema da próxima semana quando trabalharemos O Índio. Falar da alimentação indígena, confeccionar bolo de aipim, pesquisar a propriedades do aipim, do guaraná e etc.
Outro enfoque que poderemos continuar é a questão da água muito presente na vida do índio. Como ele se relaciona antigamente com a natureza, E hoje? Como ele se relaciona, visto que o progresso tecnológico, em parte já alcançou as aldeias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário