quarta-feira, 17 de março de 2010

PROJETO PEDAGÓGICO 2010 - CONEXÃO CARMELA - I

Arte e Tecnologia na Educação

Considero imprescindível nos dias atuais um re-pensar os métodos aplicados na educação nessa sociedade pós-moderna, onde a tecnologia faz parte do dia-a-dia de professores e principalmente alunos. Sabemos, porém, que na grande maioria das escolas professores ainda agem como seres que trazem o conhecimento àqueles que estão ali somente para recebê-lo. Acredito que a falta de preparação do professor para usar os recursos tecnológicos disponíveis é o grande agravante da não prática das tecnologias em sala de aula.

O professor tem sede de conhecimento, necessita de cursos de reciclagem, contato com as tecnologias e arte para aprender a aprender pensar em educar usando os recursos tecnológicos disponíveis. Sabemos que grande parte das escolas não possui nem sequer um aparelho de DVD ou CD player, mas sabemos também que as que possuem inclusive laboratórios de informática. Esses espaços vivem no esquecimento. Alguns professores olham para sala de informática como se fosse um alienígena. Essa reação é fruto do despreparo e da época em que esses professores foram educados e formados, isso reforça a importância de reciclar conhecimentos sempre.

Através da arte podemos encontrar formas de fazer nossos alunos interagirem de forma mais sedutora e curiosa com os assuntos que desejamos ensinar. Ensinar usando a arte como instrumento sempre pode geram bons resultados. Os adolescentes possuem hoje uma carga imensa de informações, mas não conseguem organizá-las, esse é o memento em que entra o professor como o mediador de todo esse conhecimento. Podemos trabalhar, por exemplo, a descrição através de um quadro de Dali ou outro artista qualquer, podemos usar a internet para fazer uma viagem cultural em todas as disciplinas, despertar a sede de cultura nos nossos alunos é uma tarefa de extrema importância, eu diria que é uma missão, provocar a curiosidade, proporcionar organização de informações, usar o que esses alunos sabem para mostrarmos que podemos somar conhecimento e sabedoria.

Os projetos de visitas a museus e exposições devem ser frequentes e de uma forma responsável, levar anteriormente para a sala de aula informações que desperte a vontade do educando de experimentar o novo.

Nós, educadores desse presente repleto de tecnologias, precisamos experimentar todos os recursos que estiverem disponíveis, criar, inventar, re-inventar a forma de ensinar, fazendo do ambiente escolar um espaço onde o aluno sinta-se evoluindo a cada dia, e cada um desses dias seja um novo acontecimento, uma nova descoberta para o mundo pós-moderno impregnado de tecnologias.

Maria Júlia Pontes
Graduada em Letras, Pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Poetisa. Autora do Livro: Língua-Expressões Poéticas, THS Editora, 2008.


Um comentário:

  1. Olá ,adorei o canteiro! tem a voz doce de Cecília Meireles!Gostaria de pedir apoio para um projeto em memória à ENCD,que tal alunos e professores do Carmelinha colaborarem? Agradeço a atenção de todos!

    ResponderExcluir