quarta-feira, 17 de março de 2010

PLANO DE AÇÃO - DE 22/02 ATÉ 19/03

II – Semanas: 22/02 até 19/03
Tema gerador: UM SER DE CONEXÕES COM O MUNDO E COM O OUTRO
Objetivos:
Apresentar o tema do nosso projeto pedagógico de acordo com o entendimento de cada faixa etária seja a partir de uma história, uma música, poesia ou desenho, etc.;
Valorizar-se enquanto pessoa, se conhecendo e identificando suas características;
Promover situações em que o aluno tenha contato de forma mais precisa com sua própria história de vida, entendendo-se enquanto ser sócio-histórico;
Perceber-se enquanto ser que influencia e contribui para a vida em sociedade nos diferentes grupos em que participa, enfatizando a importância das diferenças e o respeito mútuo;
Identificar situações e posturas que nos caracterizam como uma pessoa que contribui dentro da família e do bairro (cooperação, espírito de equipe);
Conhecer um pouco da história da humanidade, observando que foi  a partir da necessidade  de sobrevivência que o homem buscou formas de lidar com a natureza e transformar o meio ambiente, construindo utensílios, a linguagem e, por conseqüência o que chamamos de civilização;
Identificar situações e posturas que nos caracterizam como uma pessoa que contribui dentro da família e do bairro;
Conhecer a história da Fundação da Cidade do Rio de Janeiro;
Conhecer a história do bairro onde se localiza a escola;
Conhecer a origem do Dia Internacional da Mulher;
Compreender a importância e o papel da mulher na sociedade atual a partir da própria família;
Ter conhecimento sobre a luta das mulheres por igualdade em relação aos homens;
Conhecer a história da nossa escola, seus diferentes espaços e funcionários que trabalham para que a escola possa funcionar e atendê-los cada vez melhor;
Desenvolver o sentimento de cooperação e respeito com os funcionários tentando manter em ordem todos os espaços para que possam ser mais bem aproveitados;
Elaborar em conjunto o quadro da turma: Então, tá combinado! (Após, uma atividade que gere essa discussão de como é importante, para vivermos em grupo, que haja uma “combinação”, um contrato didático entre todos, a fim de que não esqueçamos de conviver respeitando as diferenças e limitações de cada um;
Perceber que a escola é nossa e que a população é que mantem a escola pública através de impostos ,promovendo a conscientização da responsabilidade diante da instituição pública;
Vivenciar na escola atividades que proporcionem a convivência entre todos de forma saudável, através de músicas, debates de reportagens, leituras de textos, poesias, histórias ou mesmo em situações do dia-a-dia que nos façam repensar certas atitudes como a discriminação do sexo oposto, seja a menina ou o menino, a discriminação econômica, a discriminação racial, entendendo que todos temos direito de sermos respeitados como seres humanos.


Enfoques: Eu (Origem do nome) – quem escolheu meu nome, significado do nome, eu gosto ou não do meu nome, se eu fosse menina (o) como me chamaria/ Onde Nasci - local de nascimento. // Família (Diversos tipos de famílias, A relação familiar – cooperação, como contribuo dentro do grupo familiar/ De onde minha família veio/ Como era o dia a dia das famílias antigamente, quais os recursos presentes dentro de uma casa tempos atrás (Havia TV? rádio? celular? telefone?... Se não havia todos os recursos como devia ser a vida das pessoas? Como se comunicavam quando distantes? Como mantinham os alimentos na falta da geladeira? Como esses recursos apareceram na sociedade?) Meu dia-a-dia – hábitos, costumes dos diferentes grupos). As possibilidades que tenho hoje e que não havia antigamente (internet/ celular...) Quais os benefícios dessas invenções? Como o homem tem aproveitado esses recursos? Como eu aproveito esses recursos? Eu tenho acesso a todos esses recursos? Se tenho como aproveitá-los de forma adequada? Compreender que todo recurso (conexão) seja ele diretamente ligado às mídias atuais ou não (bibliotecas, museus, arte...) são possibilidades de relacionar-se com o mundo e com o outro, proporcionando o acesso a informações, a pontos de vista diferentes, a expressões variadas e etc.// Bairro (Onde eu moro) - problemas no bairro, o que eu gosto e não gosto no meu bairro, o que poderia mudar como posso contribuir/ Condições de habitação/ História do meu bairro – História de Madureira. Os serviços que meu bairro oferece, quais as possibilidades de conexão existentes. Problemas e possíveis soluções para o meu bairro – (como eu contribuo) // Rio de Janeiro (História da Fundação da Cidade do Rio de Janeiro, A Participação e a influência do povo indígena na história da fundação Rio de Janeiro e os dias atuais/ A Influência do negro // Dia Internacional da Mulher (08/03) – Origem dessa data/ Dia da Escola - História da Escola IECD e do Carmelinha/ Atitudes na escola: Eu nos diversos locais da escola – recreio, banheiro, sala, refeitório (bullyng, discriminação, higiene do espaço físico e etc.) / Como é a nossa Escola, Qual a escola que eu quero? As funções das pessoas na escola/ Escola pública e particular/ Eu sei onde minha escola fica (bairro, endereço da minha escola, telefone).



Obs.: As turmas maiores podem aprofundar questão da evolução do homem, como ele foi desenvolvendo seu intelecto, formas de expressão, criatividade, aperfeiçoando o próprio corpo, as formas de viver em grupo, de se alimentar, vestir e transformar o meio. Mostrando que durante a história da humanidade o homem vem elaborando formas mais elaboradas de lidar com o mundo, com o outro e com si mesmo.


Recursos e atividades: Atividades que envolvam escrita e leitura: Reportagens; Entrevistas com responsáveis (explorar não apenas a questão histórica, mas também de condições de vida – fazer o paralelo e promover a troca de experiências; Cartas – Enviar carta para a própria casa ou para a escola – Receitas – Caso, os computadores estejam nas salas, podemos montar um blog para que os alunos troquem informações, escrevam sobre determinados assuntos, publiquem desenhos e etc. assim, também estaremos trabalhando o letramento que é uma necessidade primordial de nossas turmas. Elaboração de questionários com as turmas, registros, slogans, cartas, cartazes.
Atividades com formas de expressão diversas: Músicas (Gilberto Gil – Aquele Abraço, Tom Jobin – Samba do Avião, Samba da Portela 2010, Samba da Mocidade Independente de Padre Miguel – Ziriguidum 2001; entre outros); Textos (Poesias, cartas, documentos – certidão de nascimento conta de luz...); Cartas; Certidão de Nascimento e etc.); Pinturas de Artistas que retratam o Rio de Janeiro e etc. Realização de pesquisas; Desenho: Mapas; auto retrato. Uso da Biblioteca, Sala de informática. / Pesquisas. ECA, Declaração Dos Direitos Humanos – Ruth Rocha; Mural “Então, tá combinado!”. Realização de experiências. Atividades com Matemática: cálculos em situações problemas em torno do tema gerador. Dramatização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário