quinta-feira, 6 de maio de 2010

GALERIA

GALERIA - DIA INTERNACIONAL DA MULHER/ TURMA 502 - PROFESSORA PRISCILLA



História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.



Conquistas das Mulheres Brasileiras 
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.



Marcos das Conquistas das Mulheres na História 
  • 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
  • 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
  • 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
  • 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
  • 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
  • 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
  • 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
  • 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
  • 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
  • 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
  • 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres 


     
  • http://www.suapesquisa.com


GALERIA - ÁGUA E MEIO AMBIENTE/ TURMA 501 - PROFESSORA AMANDA

GALERIA - ÁGUA/ TURMA 501 - PROFESSORA AMANDA





GALERIA - CARTA ESCRITA NO ANO DE 2070/ TURMAS 401 - PROFESSORA KATYA E 402 - PROFESSORAS KATYA E AMANDA

Atividade realizada após o vídeo Carta do ano de 2070 que fala sobre a falta de água no planeta e como será a nossa vida sem água.


















GALERIA - DIREITOS DA CRIANÇA/ TURMAS 401 - PROFESSORA KATYA E 402 - PROFESSORAS KATYA E AMANDA

GALERIA - RIO DE JANEIRO/ TURMAS 401 - PROFESSORA KATYA E 402 - PROFESSORAS KATYA E AMANDA

GALERIA - RIO DE JANEIRO/ TURMA 201 - PROFESSORA MARA

GALERIA - MINHAS FÉRIAS / TURMA 302 - PROFESSORA ALESSANDRA

GALERIA

CARNAVAL - 2010
TECNOLOGIAS E FOLIA!


Samba-Enredo 2010


BIBLIOFILIA 2010 - SABER, ARTE E TECNOLOGIA - CONECTANDO-SE AO MUNDO


5º Ano – A TECNOLOGIA NA ARTE DE REPRESENTAR – O TEATRO (TEXTO – ATO) E APRESENTAÇÃO DE PEÇA/ A TECNOLOGIA NA ARTE DE REPRESENTAR – O CINEMA (TEXTO – ATO) E APRESENTAÇÃO DE FILMAGEM.

O tema do 5º ano tem como objetivo mostrar a tecnologia na arte de representar. Uma forma de expressão muito antiga que surgiu na Grécia – TEATRO.


Sugestão

Se lembrarmos a História do Brasil, após o descobrimento, virá à mente os Jesuítas na catequese dos povos indígenas, na Pindorama (Terra das Palmeiras), através do teatro.
Quais eram os objetivos dos Jesuítas? Por qual motivo utilizavam o teatro para a catequese? O que é catequizar? Proponha a questão para que pensem na sala.
Trabalhe a música: Índio (Legião Urbana) – baixei o vídeo da música.
Após, trabalhe com os vídeos sobre a origem do teatro. Baixei uns três vídeos sobre assunto. Acho interessante que você veja primeiro, antes de levá-lo para a turma.
Converse com a turma sobre o tema.

Marque um horário no Laboratório de Informática. Promova uma pesquisa em grupos: Origem do teatro/ A importância do teatro/ O teatro dos jesuítas no Brasil/ A tecnologia no teatro. Acho que esses 4 temas vão nortear o trabalho e ajudar a montar o livro, caso queira montar um livro de dados. Do contrário, aproveite esse material na sala. Que os grupos apresentem suas pesquisas e montem cartazes para a exposição.
Você pode escolher uma pequena peça de teatro ou mesmo montar uma história com a turma e escrevê-la no formato de ato. Os alunos irão ensaiar para o dia da Bibliofilia. O livro pode ser o próprio ato de teatro registrado em livro.
O trabalho pode ser fotografado e expor seu making off.

O outro 5º ano, turma 501 pensou em trabalhar com o cinema. Acho que a dinâmica é a mesma. Estamos trabalhando o descobrimento, índio, Monteiro Lobato... Iniciar com um filme sobre o tema é um bom começo para introduzir o assunto. Baixei alguns vídeos sobre esses temas, do youtube. Não são propriamente cinema, mas são apresentações em imagem e som de documentários e entrevistas.
Trazer filmes antigos, como o da revolução industrial de Chaplin ( sugestão da Amanda). O filme fala da revolução industrial, das máquinas... e do medo do homem perder sua identidade e autonomia. Será que perdeu? Será que a máquina vai tomar ou tomou nosso espaço? Que mudanças surgiram com o aparecimento das máquinas?
Esse filme nos mostra o cinema mudo, onde as personagens representavam nas filmagens sem o som de suas falas.
O homem foi inventando formas mais elaboradas de viver, de se expressar e o cinema mostra essa evolução na sua estrutura e na forma de apresentá-lo (musicais, efeitos especiais, temas – aventura, romance, ficção).
Montar uma história sobre o aparecimento do cinema, sua importância e filmar o making off é uma sugestão. O livro pode ser um documentário sobre cinema.
Montar enquetes sobre a frequencia das pessoas ao cinema, se há muitos cinemas em Madureira, quais os filmes mais assistidos, o valor de ingressos e etc.

Faça uma listinha do que precisará. Entregue à equipe, veremos a possibilidade de viabilizá-la. Procure também dividir com a turma o material utilizado em todo o processo de elaboração do trabalho conforme fazemos sempre.
Beijinhos,
Maris

BIBLIOFILIA 2010 - SABER, ARTE E TECNOLOGIA - CONECTANDO-SE AO MUNDO


4º Ano – A TECNOLOGIA NA ARTE – PINTURA  (TEXTO COLETIVO -TECNOLOGIA NA CONFECÇÃO DE BONECOS  E RECICLAGEM – TEXTO COLETIVO)

O tema do 4º ano fala da evolução tecnológica junto à arte. O quanto o saber fazer e como fazer foi se aprimorando. A arte encontrou na tecnologia formas mais elaboradas.

Sugestão

A arte européia no período do Descobrimento retrata a história. Devemos lembrar que a arte não tem essa função de “copiar”, representar a realidade. No entanto, antigamente, era essa sua função. Se formos buscar as fotografias antigas, veremos que eram feitas por pintores que retratavam pessoas, lugares e fatos
Hoje a arte não tem, necessariamente, esse compromisso. Hoje, o artista deseja, com sua arte, questionar o homem, fazê-lo pensar...
Nosso trabalho não vai trazer a discussão do que é ou não arte. O 4º ano irá pesquisar uma forma de expressão artística, realizá-la e apresentá-la com o objetivo de sensibilizar e mostrar ao outro o quanto a técnica está presente na arte.


Começar com a música dos Titãs:

“A gente não quer só comida
A gente quer comida diversão e arte”

Ou a música de Toquinho:

“Numa folha qualquer
Eu desenho um sol
Amarelo”

Mostrar para a turma como a arte é importante para o homem e que a atividade artística se origina de uma capacidade criadora, fruto da imaginação do homem e da sua sensibilidade. Junto a isso, temos a técnica que vem aprimorando sua arte cada vez mais.
Mostrar a arte das cavernas; a pintura da época do descobrimento; a arte indígena em suas roupas e pinturas no corpo, em seus utensílios... São   possibilidades de mostrar aos alunos como o homem vem desenvolvendo formas mais elaboradas de se expressar e utilizar variados recursos, sejam eles, naturais ou não.
Baixei dois vídeos sobre arte e tecnologia. Acho interessante que vejam com antecedência. Os dois trabalham imagem, cor e som. No caso, o movimento do corpo.
Como a técnica escolhida é de pintura, sugiro mostrar os pintores europeus e a pintura indígena para iniciar a atividade e a pesquisa.
Marque o laboratório de informática. Veja um horário para que possa levar a turma e pesquisar sobre quadros e registros de pinturas. Há alguns livros na Sala de Leitura que falam de pintura e outras formas de expressão. Use o paint, deixe que explorem o computador e usem a criatividade.



Proponha à turma se aventurar no mundo das pinturas ou desenhos para retratar pessoas da escola, lugares da escola ou mesmo a escola.

Utilize técnicas simples de pintura. Tenho uma apostila e posso trazer. Montar paisagem com recortes de jornal e revista, confeccionando pequenos quadros, é outra sugestão.
Trazer a pesquisa sobre a técnica e o como fazer será bastante interessante. Podemos aproveitar e fazer um making off desse trabalho expondo fotos da realização do mesmo.
Seu livro pode ser feito coletivamente, falando sobre a pintura e todo e todos os passos até a finalização do livro. Ele pode conter fotos com o registro de todo o trabalho.
O mesmo pode ser feito com a confecção de bonecas e reciclagem. 
Propor à turma a pesquisa sobre bonecas artesanais, tipos de materiais, a histórias e a cultura dessas pessoas que realizam técnicas artesanais e inventam novas formas “de fazer”, aproveitando materiais reciclados.



BIBLIOFILIA 2010 - SABER, ARTE E TECNOLOGIA - CONECTANDO-SE AO MUNDO


3º Ano - A TECNOLOGIA NO COTIDIANO (LIVRO E EXPOSIÇÃO DE UTESÍLIOS)

O tema do 3º ano fala da evolução tecnológica. Porém, mostrar essa evolução é mostrar o quanto a vida se tornou melhor para o homem e a mulher. No entanto, a perguntas que devemos lançar durante a pesquisas são:


Sugestão
Como temos aproveitado essa evolução tecnológica? Quais os benefícios e possíveis problemas que ocorreram com essa evolução? Quais posturas, hábitos devemos ter para utilizarmos esses benefícios de forma consciente sem prejudicarmos o meio ambiente? Como era viver sem essas invenções?
Essa discussão é muito profunda para nossas crianças, mas podemos iniciar uma discussão ao nível do entendimento delas.
Você pode escolher algumas invenções que estejam mais próximas da vivência da turma:
TV, MP3, DVD, CD, TELEFONE, MÁQUINA DE LAVAR ROUPA e etc.
Por exemplo, o celular.
Trabalhar uma música ou história que fale sobre o telefone.
Há um pagode do Zeca Pagodinho que fala sobre o celular: “Se você sentir saudade. Liga pro meu celular...” O primeiro samba gravado “Pelo telefone”, acho que é esse o nome, também cita esse meio de comunicação muito importante. E que se tornou indispensável às nossas vidas.

Mas sempre foi assim?
Ao trabalhar, por exemplo, a época do descobrimento, vamos ver que não havia telefone. O rei de Portugal para ter conhecimento das novas terras necessitou de alguém que viesse na embarcação para escrever sobre tudo que via. Importante enfatizar que nem todo mundo naquela época sabia escrever.
Pero Vaz de Caminha era o escrivão da frota de Cabral e foi graças a ele que o rei de Portugal tomou conhecimento das primeiras informações sobre a terra “descoberta”.
Imagine como era mais difícil saber das coisas, ter notícias das pessoas, ter informações sobre o que acontecia no mundo. O próprio Caminha demorou muito para voltar, pois a viagem de caravela também era bastante demorada.
E quando surgiu o telefone? Demorou muito depois do descobrimento?
Sim! Muito mesmo! As pessoas viveram muito tempo sem o telefone. 


Com o tempo, a necessidade e as pesquisas foram inventadas outras formas de comunicação: telégrafo, carta...

E quem inventou o telefone? O primeiro telefone era igualzinho o celular?

Marque um horário no Laboratório de Informática. Pesquise com os alunos sobre a história do telefone. Quem o inventou? Onde surgiu? Como era o telefone e sua evolução até os dias atuais. Pesquisar sobre o site do museu do telefone no Rio de Janeiro também é ótima sugestão de atividade.
Pedir que alguma vovó ou vovô compareçam à escola para contar como era a vida das pessoas quando não existia celular, como era o telefone e que nem todos tinham acesso.
Todas essas questões levantadas podem ser trabalhadas junto a outros temas. Por exemplo, O Índio. Como era a vida na tribo antigamente? E hoje? Sabemos que hoje alguns índios freqüentam escolas e têm acesso há muitas invenções. Perguntar à turma se acham que isso foi bom ou não para os índios?
No Plano de Ação é citada a questão da cultura que é passada oralmente. Os índios não tinham registro de suas histórias e com isso, sua cultura foi se perdendo com o tempo e com a morte de muitos índios. Quais eram as invenções dos índios? O que eles faziam (modo de pescar, forma de plantio, os potes de barro, a comida, a música e etc.) podemos chamar de tecnologia?
 
Como se comunicavam? Realizar uma pequena pesquisa com os alunos sobre essas questões, caso haja tempo.


Trazer o celular para a sala de aula para registrar todo o trabalho que será desenvolvido pela turma.
Brincar de telefone sem fio. Montar um telefone de sucata. Conversar sobre a importância de preservarmos os orelhões. Conhecer os números de emergência. Montar uma agenda telefônica com esses números de emergência. Elaborar cartas para a própria residência e combinar com os pais para que coloquem no correio.
Trazer um telefone fixo para a sala e montar um diálogo. Onde o aluno vai simular que está atendendo uma ligação. Montar o diálogo e escrever em folha 40kg. Perceber a diferença de estrutura do texto.
Quando registramos um dialogo, usamos travessão, dois pontos, sinais de pontuação para demonstrar entonação de quem fala.
Outra invenção presente no nosso cotidiano e que ninguém se imagina sem ela, é a TV.
Quando surgiu a TV? Como ela era antigamente? Quais benefícios essa invenção trouxe para todos nós? Convidar uma vovó ou um vovô que possa passar para a turma como era o tempo do rádio, quando não havia TV. Ou ainda, trazer um vídeo, história que fale sobre o assunto.
Há uma música da Bia Bedran muito interessante sobre a TV.
Usar a TV da sala de aula mostrando vídeos de programas, desenhos antigos ou comerciais. 
Baixei vários comerciais antigos, como por exemplo, o primeiro comercial da Coca-cola no Brasil, do Toddy, Nescau. todos em preto e branco.

Elabore uma entrevista com a turma e solicite que façam com algum familiar, contendo data de nascimento, nome, etc. Perguntar se determinadas invenções já existiam quando nasceram: máquina de lavar roupa, celular, fralda descartável, cafeteria, rádio, vitrola e etc. Vitrola? É vitrola! Antigamente, não existia esse som maravilhoso que temos hoje.
Solicite à turma que traga figuras desses equipamentos, invenções antigas e atuais para fazer um grande mural comparativo.
Montar um quadro com enquetes utilizando fotos ou desenhos e alguma informação sobre a questão citada:
 Você sabia?
Você sabe há quanto tempo chegou a TV no Brasil? Você sabia que antigamente não tínhamos CD? Você conhece a máquina de escrever? (É uma maneira de criar o interesse da turma sobre o assunto, depois você pode propor que essas esquetes sejam colocadas para a escola inteira ter acesso nos cavaletes).
O aparecimento do computador e da internet foi uma das maiores contribuições que a tecnologia nos trouxe. Pesquisar como surgiu o computador, utilizar o laboratório de informática são sugestões de trabalho. Registrar com eles suas pesquisas no BLOG sob a coordenação da professora. Trabalhar os cuidados com a internet, com o mundo virtual. (Cartilha da Xuxa).
Pedir que elaborem comerciais, trabalhando com música e cartazes.  Trabalhar com jingles de comerciais. Trabalho com encartes... envolver todas as áreas do conhecimento: Português, Matemática, Ciências, Geografia e História.
Promover discussões a partir de reportagens que falem sobre o assunto. Por exemplo, o lixo tecnológico – Há pessoas que compram celular todo ano e jogam o outro fora sem nenhum cuidado. Fazer um levantamento de locais que recolhem esses aparelhos.
Trazer alguns desenhos que retratem de forma lúdica a história das evoluções: Os Flintstones e Os Jacksons. São dois desenhos bastante interessantes e engraçados.
Você pode realizar essas pesquisas sobre outras invenções como a eletricidade, a ultrasonografia (faça um levantamento na turma, veja quem tem e peça autorização ao responsável para que seja exposto no dia da Bibliofilia. Não esqueça de fazer as etiquetas), o rádio, o disco, o avião e etc.
 Promova uma reflexão junto à turma. Quais os benefícios trazidos por todas essas invenções? E quem são esses inventores? Como conseguiram inventar tanta coisa? Aproveitar para valorizar a questão do estudo, da curiosidade e da descoberta. Realizar algumas experiências na turma para comprovação de questões levantadas por você ou por eles.
Seu livro pode ser um livro de história sobre essas invenções ou um livro documentário com registro das invenções, entrevistas, fotos ou figuras dessas invenções. Pode ser um livro coletivo.
Montar uma exposição com fitas K7, disco, cd, rádio antigo, DVD, vídeo cassete e outros. Você pode pedir aos pais ou aos professores e equipe. Ver quem tem algum desses equipamentos antigos para expor.
Todo seu trabalho pode ser registrado pela câmera fotográfica digital. Outra invenção maravilhosa. Pois, há um tempo atrás, usávamos a câmera com filme.


Outra sugestão bem bacana seria termos uma vitrola durante a exposição e discos para ouvirmos.
Um mural de fotos para mostrarmos a evolução da fotografia também é uma sugestão.
Qualquer coisa que precise, ajudarei dentro do possível,
Beijinhos,
Maris


BIBLIOFILIA 2010 - SABER, ARTE E TECNOLOGIA - CONECTANDO-SE AO MUNDO



2ºAno - A TECNOLOGIA NA ARTE DE BRINCAR (LIVRO E EXPOSIÇÃO DE BRINQUEDOS ANTIGOS E MODERNOS).


Acho que a temática mais importante, além da evolução tecnológica dos brinquedos, é o brincar que vem sendo esquecido pelas crianças. 
O homem é um ser lúdico! E tecnologia e ludicidade tem uma grande relação.



Sugestão
Pensei em iniciar o trabalho com uma música: Quintal – Bia Bedran. A música fala do quintal, do resgate de brincar. Visto que, muitas das nossas crianças não tem esse espaço do brincar.
Trabalhar a letra, cantar e convidar uma vovó, um vovô ou mesmo alguém da escola que venha contar para as crianças como eram suas brincadeiras e brinquedos. (Tenho a cd).
Fazer um levantamento (as crianças) junto aos pais, funcionários da escola... sobre brincadeiras e brinquedos antigos. Montar uma grande lista e colocar na sala. Com essa lista você pode trabalhar Português (construção de frases ou pequenos textos coletivos, plural e etc.) Matemática (quantidade, probleminhas envolvendo o tema, encartes com preços de brinquedos e etc.) História (como os curumins brincavam na aldeia, o Sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato, brincadeiras de influência portuguesa e influência indígena e etc.) e outros conteúdos. Também devemos trabalhar a questão dos valores e conceitos. O compartilhar, o respeito nas brincadeiras, o cuidado com os brinquedos (aumento do lixo por conta da compra desenfreada) e etc.
Baixei alguns vídeos de brinquedos antigos, exposições. Acho interessante mostrar esses brinquedos, pedir aos pais que tragam, caso ainda tenham algum em casa, ou ainda, tirar uma dia da semana onde você reservará um momento para confecção de um brinquedo com sucata. Um brinquedo antigo (bola de meia, peteca, boneca de pano, pipa etc.).
Outra questão do brincar esquecida é o ouvir histórias. Chamar o responsável (mãe, pai, tia, avó...) para contar uma história para as crianças, montar uma pequena roda e fazer um momento diferente. Pode ser uma história escolhida pelas crianças, ou mesmo uma história antiga que o responsável conheça. Uma sugestão de história muito legal é a boneca de pano Emília de Monteiro Lobato.
Trabalhar com dobradura, pintura, confecção de massa de modelagem, fantoche, utilizar a sala de leitura (roupas) são formas, entre tantas outras de resgatar esse “brincar” já esquecido, onde há movimento, espaço para a imaginação e criatividade.
E vocês? Como vocês brincam?
Perguntar as crianças quais são suas brincadeiras, que espaço tem para brincar e etc. Levantar a relação de brincadeiras e brinquedos e trabalhar com essa relação; pode ser como sugerimos acima. Dependendo da realidade do grupo, pode aparecer “brinquedos” bem modernos – computador, vídeo game e etc. Para as crianças esses aparelhos eletrônicos são brinquedos, divertem... elas não percebem outra função que não seja essa.
No caso da internet, aproveitem para orientar quanto a necessidade de se ter cuidado. Trazer uma reportagem de jornal ou mesmo um vídeo falando dos cuidados necessários que devemos ter ao viajar no mundo virtual. Ah, aproveite e pergunte a eles: O que é mundo virtual?
Sugerir que as crianças tragam uma brincadeira ou brinquedo para apresentarem à turma.
 Pedir que o professor de Educação física realize o resgate de  brincadeiras esquecidas e até, não conhecidas pelas turmas.

E agora, o que vamos fazer? Vamos montar uma história? Uma história que fale do brincar, de como é bom brincar?
Montar um texto coletivo com os alunos sobre uma história cujo tema seja o brincar. Essa história pode citar um brinquedo  e/ou brincadeira antiga ou atual. Ao final do livro, coloque a origem dele, como se brincava antigamente e como se brinca hoje. Elabore junto com a turma o manual de como brincar.
Como pode ser seu livro?
Ele pode ter o formato de um brinquedo (por exemplo, de uma bola, uma pipa, de uma casa – cabana de brincar, um baú de brinquedos). Ele pode ser interativo ou não.
Além do livro, recolha brinquedos, confeccionados pela turma, trazido pelos pais e ou funcionários e brinquedos atuais para abrilhantar sua exposição. Os brinquedos podem ter etiqueta com o nome, ano de sua origem (mais ou menos), origem, resumo e proprietário.

           Importante            
Outras questões que podem ser trabalhadas:
Brinquedo de menina e menino?
Pra onde vai meu brinquedo quando não o quero mais?
Eu guardo os meus brinquedos?
O brinquedo preferido.
Brincar não tem idade.

Outras sugestões de música:
Casa de brinquedo – Vinícius de Moraes
Arca de Noé – Vinícius de Moraes
Sitio do Picapau Amarelo – Gilberto Gil
Quem canta seus Males espante I e II
O melhor de Bia Bedran
Era uma vez  - Toquinho
Aquarela – Toquinho

Montar um painel com fotos das crianças brincando ou mesmo o making off de todo o trabalho.

Faça uma listinha do que você pode precisar. Você também pode dividir com a turma o material, conforme fizemos ano passado. Solicitar material que todos utilizem.
Qualquer dúvida, basta me procurar, Ajudarei no que for possível.
Beijos,
Maris