sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Temas para o Folclore - sugestões


TEMAS PARA TRABALHAR A TECNOLOGIA E FOLCLORE:

O HOMEM FOI À LUA? LENDA OU FATO?
A TECNOLOGIA E O UNIVERSO. SATÉLITES. AS CÂMERAS QUE FOTOGRAFAM O ESPAÇO.
SÃO JORGE – A LENDA
A LUA NAS LENDAS INDÍGENAS.
POR QUAL MOTIVO OS ÍNDIOS CULTUAVAM A LUA?
O ASTRANAUTO – QUE TRABALHO É ESSE?

E EU? EU VIVO SEMPRE NO MUNDO DA LUA!


Neil Armstrong

Em 1958, os Estados Unidos criaram a NASA - Agência Espacial Americana, para entrar na briga com a União Soviética pelas pesquisas espaciais.
Até então, só constavam registros soviéticos de envio ao espaço, como o Sputnik, primeiro satélite; Yuri Gagarin, o primeiro homem a fazer uma viagem espacial; e Laika, uma cadela que visitou as camadas da atmosfera mais distantes da Terra.
Porém, o grande feito foi realizado por americanos. Durante a Guerra Fria, em 1969, os Estados Unidos realizaram a missão Apolo 11, no dia 20 de julho, onde Neil Alden Armstrong e mais dois tripulantes não somente visitaram o espaço, mas pousaram parte de sua nave espacial na Lua. A nave foi dividida em duas partes: uma pousou na Lua e a outra ficou no espaço, observando a aterrissagem.
Após ter conseguido pousar em solo lunar, os pilotos permaneceram por um período de seis horas dentro da nave, esperando autorização da Agência Espacial para abrir as portas e descer.
Esse momento marcou o mundo todo, pois um dos astronautas conseguiu caminhar sobre a superfície lunar, como se brincasse de flutuar pelo espaço, de tão leve. Seu peso, com roupas e mochila, não passava de trinta quilos.
As imagens da conquista foram transmitidas diretamente pelas redes televisivas mundiais, mostrando que o campo gravitacional da Lua era bem menor que o da Terra.
Neil Armstrong cravou suas botas bem como a bandeira americana no solo lunar, que apresentava aparência empoeirada e cinzenta, tendo a imagem fotografada e vista por todo o mundo. A manifestação de sua conquista ficou registrada na frase “este é um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”.
Por cerca de duas horas explorou a superfície da Lua, coletando materiais encontrados, como pedras e areia.
Nascido em 05 de agosto de 1930, no estado de Ohio, em Wapakoneta, Neil Armstrong tornou-se piloto habilitado aos dezesseis anos de idade, ainda bem novo, tornando-se cadete da Marinha Americana. Formou-se em engenharia aeronáutica pela faculdade americana Purdue University, West Lafayette.
Sua carreira como astronauta consolidou-se em 1962, quando entrou para o programa aeroespacial norte americano, mas suas primeiras experiências na profissão aconteceram desde 1955, quando tornou-se piloto de testes da NACA (National Advisory Committee for Aeronautics), sendo rapidamente convidado para integrar a equipe da NASA.
Após as experiências como astronauta, já por volta de 1971, Neil Armstrong passou a lecionar engenharia espacial em universidades americanas, chegando a tornar-se diretor de uma empresa de produtos petrolíferos, vindo também a desenvolver grandes projetos na área da tecnologia espacial.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola


TV E FOLCLORE. 

QUE PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO ENCONTRAMOS NAS OBRAS APRESENTADAS PELA TV? (SUGESTÃO: MONTEIRO LOBATO- SÍTIO DO PICAPAU AMARELO/).

 (TECNOLOGIA) COM A MÍDIA, AS LENDAS PASSARAM A SER PROPAGADAS MAIS RAPIDAMENTE, ATINGINDO UM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS.

QUEM CONTA UM CONTO... 
QUANTO A TV INVENTA MODA... INVENTA MODOS, "INVENTA A GENTE"...


ELA E VOCÊ, TUDO...???

ANTIGAMENTE, AS PESSOAS NÃO ACREDITARIAM QUE FOSSE POSSÍVEL VER PESSOAS E ESCUTÁ-LAS ATRAVÉS DE UMA CAIXA LIGADA A UM FIO (TV). SERÁ QUE ELAS AO SABEREM DESSA POSSIBILIDADE, NAQUELA ÉPOCA, CHAMARIAM ISSO DE LENDA?

Dia da Televisão
No dia 11 de agosto comemora-se o dia da televisão, data que homenageia Santa Clara, oficialmente reconhecida como padroeira da TV, pelo Papa Pio XII, em Roma.
Sua mãe, ainda grávida, recebeu uma mensagem que dizia que sua filha traria a luz ao mundo, motivo pelo qual recebeu o nome de Clara.
De família nobre, Clara se entregou à vida devota da caridade, seguindo os princípios de São Francisco de Assis, de pobreza e fraternidade.
As primeiras transmissões televisivas foram feitas no início do século XX, através de ondas eletromagnéticas enviadas pelas transmissoras de televisão. Mas foi através da invenção do russo Vladmir Kosma Zworykin, o iconoscópio, que chegou-se a televisão que conhecemos.
A partir da década de 30 as transmissões televisivas tornaram-se regulares, nos Estados Unidos e Europa.
Rapidamente entraram em funcionamento as redes NBC (National Broadcasting Company) e a CBS (Columbia Broadcasting System), sendo seguidas pela BBC, de Londres.
Até então, as transmissões televisivas eram em preto e branco, sendo que o modelo a cores passou a funcionar a partir de 1954.
Nos anos 70 a televisão teve o seu ápice, sendo comercializada em grandes quantidades, tornando-se rapidamente um importante veículo de comunicação.
A partir dos anos 90, surgiu nos Estados Unidos os canais de televisão por assinatura, com transmissão a cabo, feita através de códigos que só são liberados com a compra do produto. Esse modelo de TV chegou ao Brasil rapidamente, mas popularizou-se somente após os anos 2000.
Ao longo de sua história, a televisão foi passando por transformações, estando cada vez mais aperfeiçoada. Hoje em dia podemos contar com transmissões digitais, sendo os aparelhos desenvolvidos com tecnologia de cristal líquido, com imagens e sons perfeitos.
No Brasil, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 90% da população do país conta com esse tipo de aparelho em suas residências. “A baixa escolaridade e a falta do hábito de leitura são alguns fatores que explicam a grande força da televisão no Brasil e em toda a América Latina”.
Até 2006, os canais e emissoras televisivas no Brasil chegaram ao número de 416, além das retransmissoras que chegam a quase dez mil. Dessas, algumas exercem o poder de massificação sobre a população, por serem as maiores e terem seus sinais de transmissão espalhados por quase todo o território nacional.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

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