terça-feira, 8 de junho de 2010

"HISTÓRIAS DA ÁFRICA"

Turma 203/ Professora Alessandra
Atividade








LISTA DE MASCOTES II

CONTINUAÇÃO


Mascote da Copa de 1990 na Itália - Ciao





Mascote da Copa de 1994 nos Estados Unidos - Striker

Mascote da Copa de 1998 na França - Footix

 


Mascotes da Copa de 2002 na Coréia do Sul e Japão - Ato, Kaz e Nik





Mascotes da Copa de 2006 - Goleo VI e Pille

 
Zakumi, o mascote da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul - 19º Copa do Mundo Fifa

LISTA DE MASCOTES I



Lista das mascotes de todas as Copas do Mundo (1930-2006)


Mascote da Copa de 1966 na Inglaterra - Willie



Mascote da Copa de 1970 no México - Juanito


Mascotes da Copa de 1974 na Alemanha Ocidental - Tip e Tap



Mascote da Copa de 1978 na Argentina - Gauchito

 
Mascote da Copa de 1982 na Espanha - Naranjito

 

Mascote da Copa de 1986 no México - Pique
 

O MASCOTE DA COPA



Mascote da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul







Quem é Zakumi?
Zakumi é a mascote oficial da Copa do Mundo de 2010 da África do Sul.

O que é Zakumi?
Zakumi é um leopardo com o cabelo verde de 16 anos (em 2010).

O que significa Zakumi?
O código "ZA" representa a África do Sul ("Zuid-Afrika" em holandês) e "Kumi" significa dez (ano da Copa do mundo) em várias línguas africanas. A palavra "Zakumi" também pode ser entendida como "vem aqui" em algumas línguas sul-africanas.

Quando Zakumi nasceu?
Zakumi foi apresentado em 22 de setembro de 2008, mas a mascote "nasceu" em 16 de junho de 1994, dia da juventude na África do Sul. O ano de 1994 representa o nascimento de uma nova África do Sul, com a introdução das eleições democráticas no país. Como Zakumi terá 16 anos na Copa do Mundo ele também representa a nova geração que nasceu num país sem a política racista do Apartheid.

O que é Apartheid
O Apartheid foi uma política racial adotada legalmente em 1948 na África do Sul. Apartheid significa "separação" em africâner, língua germânica falada na África do Sul e na Namíbia. Neste regime a população negra (maioria no país) tinha de viver separada da minoria branca e não era reconhecida como cidadã em seu próprio país. O Apartheid foi abolido em 1990. Quatro anos depois a África do Sul escolheu para presidente em eleições diretas o principal representante do movimento anti-apartheid, Nelson Mandela.

O que significam as cores de Zakumi?
As cores verde e amarelo de Zakumi representam o uniforme da seleção Sul-Africana.

Quem criou o Zakumi?
Andries Odendaal.

Qual o lema de Zakumi?
O lema oficial da mascote da Copa do Mundo é "O jogo de Zakumi é Fair Play (Jogo Limpo)." O lema de Zakumi foi exibido na Copa das Confederações de 2009 e será divulgado durante toda a Copa do Mundo da África do Sul de 2010.

Você sabe a origem da palavra mascote? Na década de 1860 a palavra provençal "masco" foi utilizada para o que é definido hoje como mascote.

Quem não se lembra da Naranjito, a simpática laranja que era a mascote da Copa do Mundo de 1982? As mascotes estão em qualquer evento de grande porte, a Copa do Mundo não poderia ser diferente. A Copa do Mundo é um evento visto com bilhões de pessoas e que envolve bilhões de dólares.

Você sabe a origem da palavra mascote? Na década de 1860 a palavra provençal "masco" foi utilizada para o que é definido hoje como mascote.
As mascotes se tornaram no século XX um poderoso instrumento para impulsionar as vendas de produtos relativas aos eventos e para caracterizá-los. É impossível lembrar das Olimpíadas de Moscou sem se associar ao ursinho Misha. Realizadas em 1980, durante a Guerra Fria, as Olimpíadas viraram uma arma de propaganda política. Mesmo com o boicote liderado pelos Estados Unidos, devido à invasão do Afeganistão pelos soviéticos, a lembrança da Olimpíada realizada em 1980 continua viva. Como não esquecer o choro de Misha no encerramento dos jogos?
A primeira mascote de Copa do Mundo foi o leão Willie. Curiosamente os alemães adotaram este ano um leão, o Goleo VI. Willie apareceu inclusive no pôster oficial da Copa do Mundo da Inglaterra com sua camisa com a bandeira do Reino Unido, a Union Jack. Willie é considerado a mascote mais famosa de todas as Copas do Mundo.
Os anos 1970 foram marcados pela humanização das mascotes nas Copas do Mundo. No México em 1970 a mascote escolhida foi Juanito, um menino com características caucasianas com um sombreiro e uma bola. Em 1974 as mascotes foram a dupla Tip e Tap, dois meninos com o uniforme da seleção da Alemanha Ocidental. Um tinha as inicias de Copa do Mundo em alemão (WM - Weltmeisterschaft) numa camisa e o outro o ano da Copa (74). Em 1978, Gauchito foi o escolhido para a Copa da Argentina. Novamente um menino com a camisa da seleção local e características regionais.
Os anos 1980 mudaram a concepção de mascotes. Uma laranja e uma pimenta com sombreiro foram as mascotes da década. Em 1982, Naranjito foi a primeira fruta como mascote em Copas do Mundo. A laranja com a camisa da seleção espanhola fez muito sucesso por ser simples. Além de estar estampada em vários produtos da Copa a laranjinha da Copa protagonizou uma série de desenhos animados na televisão espanhola. No revival dos anos 1980 Naranjito aparece com um dos símbolos dos anos 80.
O estranho Pique foi a mascote escolhida para a Copa do México de 1986. Pique era uma pimenta com bigode vestida com as cores da seleção local e um típico sombreiro mexicano.
Em 1990 tentaram criar uma mascote diferente para a Copa da Itália. Ciao talvez seja a mascote mais bizarra de todas as Copas do Mundo. Ciao é um boneco tricolor simulando um jogador de futebol. Além das bandeiras da Itália por todo o seu corpo, Ciao tinha uma bola de futebol na cabeça. Apesar disso, Ciao fez muito sucesso na época também.
O cão Striker foi escolhido como mascote para a Copa de 1994 dos Estados Unidos. Striker vestia-se com as cores da bandeira dos EUA. Em 1998 os franceses optaram pelo galo Footix. O galo é o símbolo do país e Footix era um Galo azul, cor da camisa da seleção francesa. Nos anos 90 foi intensificada a utilização das mascotes em diversos materiais promocionais, sem contar na divulgação do evento em cartões telefônicos, selos e todos os tipos de peças para promover a Copa do Mundo.
Seguindo uma tendência de ter mais de uma mascote por evento dos anos 1990, a Copa da Coreia teve os estranhos Ato, Nik e Kaz. Seria natural que a primeira Copa do Mundo em dois países diferentes tivesse mesmo dois mascotes. A mascote da Copa de 2006 é o leão Goleo VI. Um leão de 2 metros e 30 centímetros de altura e 18 anos. Goleo veste a camisa 06 da Alemanha em referência ao ano da Copa e tem a companhia de Pille, uma bola falante. Ao contrário dos outras mascotes Goleo VI não é um desenho.
A estratégia de mais mascotes por evento aumenta as vendas de produtos mas dificulta a lembrança do evento. Assim como as mascotes da Copa passada já caíram no esquecimento a lembrança da Águia Sam das Olimpíadas de 1984, do Ursinho Misha de 1980, Naranjito de 1982 permanecem. Resta saber se Goleo VI e Pille não vão acabar no buraco da memória.




PLANO DE AÇÃO - DE17/05 ATÉ 17/06

PLANO DE AÇÃO SEGUNDO BIMESTRE

CULTURA, MEIO AMBIENTE E CONEXÃO


IV – Semanas: 17/05 até 17/07
Tema gerador: O MUNDO CONECTADO AO FUTEBOL



Enfoques: Matemática, Português, História e Geografia:

Esportes (modalidades e saúde do corpo – as tecnologias que que verificam a saúde do corpo)/ Esportes com bola, A história da bola. Tipos de bola. A tecnologia na confecção de bolas/ Figuras geométricas – bola (círculo) Campo de futebol (retângulo)/ Globo Terrestre – Hemisférios, Continentes, Mapas, Distâncias (medidas de tempo – dias, horas, minutos. Exemplo, horários dos jogos na África e aqui, Tempo de um jogo./ As tecnologias utilizadas para medir o tempo – relógio, cronômetro./ A História da Copa do Mundo – Quando começou, onde...; Como eram as transmissões de futebol. África do Sul – Onde fica? Quem mora lá? Como vivem? Meio ambiente – as belezas naturais da África do Sul. Costumes. História – O caminho para as índias/a escravidão dos nossos irmãos africanos no Brasil. A discriminação racial. A tecnologia na genética – mostrando que o povo brasileiro em sua herança genética traz as “características” dos índios, brancos e negros/ A confraternização na copa do mundo – A reunião de vários países com costumes, línguas e valores diferentes. As profissões presentes nos esportes e na copa./ Números ordinais, números cardinais ( colocação nos jogos, camisas dos jogadores,números de jogadores que irão à copa e etc.)

Recursos e atividades:

História e Geografia - Marcas da história – Realizar pesquisas no laboratório de informática: Quando começou a copa do mundo, onde? Países que participarão da copa.Títulos do Brasil. Títulos de outros países. O caminho para as índias e a África do Sul. A tecnologia na época do descobrimento e hoje – Como se viajava? Hoje, como os jogadores foram para a África do sul?

A bola – A bola e sua história. Confeccionar bola de meia. A tecnologia na confecção das bolas. As bolas dos jogos. Desafios: Lançar pesquisas na sala – Em que ano o Brasil foi vencedor pela primeira vez em uma copa? As transmissões de futebol – Antigamente o futebol era transmitido pelo rádio – Convidar familiares que possam relatar essa experiência. Essa será a primeira copa transmitida em 3d. Pintura de mapas, localização em mapas. Alguns sites já oferecem brincadeiras e jogos online. Podemos utilizar a sala de informática. Paisagens da África. Tipo de relevos, hidrografia e etc. Translação, rotação. Continentes. A festa junina – origem e história.

Matemática: Formas geométricas, Medidas. Numerais cardinais e ordinais. Confecção de relógios – Os tipos de relógios. Como o homem, antigamente, marcava o tempo? Como se orientava? Relógio do sol. Situações problemas que envolvam assuntos relacionados à copa e à festa junina – preço de camisas, promoções, tempos dos jogos, números de jogadores, altura dos jogadores, peso dos jogadores, idades dos jogadores da seleção brasileira; população da áfrica do Sul e etc. Contagem regressiva – Quantos dias.
faltam para a copa – Fazer um pequeno mural para que os alunos diariamente, marquem quantos dias faltam para a copa.


Português: Confecção de listas com nomes – Nomes de jogadores, nomes de países (adedanha/ forca). Ordem alfabética. Construção de texto – cartas para os jogadores. Versos. Letras de músicas. Confecção de slogans para a Copa. Confecção de Acrósticos - Nome próprio, nome comum, substantivos, adjetivos e etc. Combinar com a turma para semanalmente realizar os informativos da copa, ficando sob a responsabilidade de alguns alunos, em cada semana, trazer as notícias da copa para a turma. Confecção de cartazes. Trabalho com letras de músicas – Skank, Jorge Benjor, Hinos, Hino oficio da copa de 2010. Trabalho com rimas utilizando os nomes dos jogadores. Trabalho com histórias – histórias relacionadas à cultura africana, relacionados ao futebol, ao esporte. Trabalho com receitas de comidas típicas das festas juninas. Lendas da áfrica.



Ates – Desenho caricatura dos jogadores, desenho de mapas, ornamentação das salas, pinturas africanas – cores da áfrica, desenho do mascote, atividades com o corpo – técnicas de desenho, trabalhar com a parte jornal dos esportes e utilizar as imagens dos jogadores durante o jogo – imitar posições, realizar colagens, montagens e etc. Atividades com massa de modelar – confecção de massa. Trabalho com dobraduras – animais selvagens da África do Sul. Confecção de material para ornamentar nossa festa junina com símbolos da copa e cores do Brasil e África do sul. Utilização de material reciclável para ornamentar a festa.Já podemos pedir aos alunos CDs velhos, bandeiras dos times do Rio de janeiro, confecção de lanternas com garrafa pet e etc.


Ciências – Meio ambiente e consciência ecológica - Animais selvagens, animais domésticos; cuidados com o corpo, alimentação ( alimentos que nos ajudam a viver melhor). A importância da água para hidratar o corpo. Perdemos muito líquido quando praticamos esporte – suamos. Os sinais do corpo – temperatura, batimentos cardíacos e etc. Ouvir os batimentos do coração antes de uma atividade e depois, medir a temperatura e etc. Perceber e conhecer melhor o seu corpo – Trabalhar a força e direção – chute a gol, lateralidade e etc. O lixo nos estádios de futebol. O luxo que vem do lixo – a reciclagem. O consumismo – O lixo que cresce a cada dia. – O consumismo da copa – Cuidado!



IMPORTANTE:

NOSSO ARRAIAL ESTÁ SEM NOME. QUE TAL PERGUNTAR ÀS TURMAS SE QUEREM SUGERIR NOMES PARA DEPOIS SEREM VOTADOS PELA EQUIPE E PROFESSORAS?
BAIXEI DOIS VÍDEOS SOBRE A CONFECÇÃO DA BOLA DE FUTEBOL EM UMA FÁBRICA.
A SALA DE LEITURA TEM ÓTIMAS HISTÓRIAS DA ÁFRICA, LENDAS E ETC. NÃO DEIXEM DE CONFERIR.
A PROFESSORA MARA TROUXE UM SITE COMO SUGESTÃO QUE TRAZ MUITAS COISAS SOBRE A COPA: WWW.SMARTKIDS.COM.
JÁ ENVIEI ARQUIVOS PARA VOCÊS COM PESQUISAS E CURIOSIDADES SOBRE A COPA, SOBRE A ÁFRICA . SOBRE A BOLA E OUTROS.

OBJETIVOS - 2º BIMESTRE



INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA

ENSINO FUNDAMENTAL

PROJETO PEDAGÓGICO 2010: CONEXÃO CARMELA
PLANO DE AÇÃO SEGUNDO BIMESTRE

CULTURA, MEIO AMBIENTE E CONEXÃO


Objetivos:

Apresentar o tema central do 2º bimestre;
Conhecer a história do futebol e sua “evolução”;
Pesquisar sobre a grande relação que existe entre o Brasil e o futebol;
Pesquisar sobre a história da Copa do Mundo;
Compreender a importância do esporte para a saúde;
Conectar-se com o Globo Terrestre, ampliando a visão de mundo;
Trabalhar conceitos e valores envolvidos na prática esportiva;
Conhecer um pouco da África do Sul, sua história, seu povo, costumes e etc;
Fazer a relação entre a nossa história e a África;
Compreender a importância do respeito a outras culturas;
Perceber e conhecer o papel da tecnologia no futebol.


O mascote da copa do mundo de 2010