terça-feira, 8 de junho de 2010

PLANO DE AÇÃO - DE17/05 ATÉ 17/06

PLANO DE AÇÃO SEGUNDO BIMESTRE

CULTURA, MEIO AMBIENTE E CONEXÃO


IV – Semanas: 17/05 até 17/07
Tema gerador: O MUNDO CONECTADO AO FUTEBOL



Enfoques: Matemática, Português, História e Geografia:

Esportes (modalidades e saúde do corpo – as tecnologias que que verificam a saúde do corpo)/ Esportes com bola, A história da bola. Tipos de bola. A tecnologia na confecção de bolas/ Figuras geométricas – bola (círculo) Campo de futebol (retângulo)/ Globo Terrestre – Hemisférios, Continentes, Mapas, Distâncias (medidas de tempo – dias, horas, minutos. Exemplo, horários dos jogos na África e aqui, Tempo de um jogo./ As tecnologias utilizadas para medir o tempo – relógio, cronômetro./ A História da Copa do Mundo – Quando começou, onde...; Como eram as transmissões de futebol. África do Sul – Onde fica? Quem mora lá? Como vivem? Meio ambiente – as belezas naturais da África do Sul. Costumes. História – O caminho para as índias/a escravidão dos nossos irmãos africanos no Brasil. A discriminação racial. A tecnologia na genética – mostrando que o povo brasileiro em sua herança genética traz as “características” dos índios, brancos e negros/ A confraternização na copa do mundo – A reunião de vários países com costumes, línguas e valores diferentes. As profissões presentes nos esportes e na copa./ Números ordinais, números cardinais ( colocação nos jogos, camisas dos jogadores,números de jogadores que irão à copa e etc.)

Recursos e atividades:

História e Geografia - Marcas da história – Realizar pesquisas no laboratório de informática: Quando começou a copa do mundo, onde? Países que participarão da copa.Títulos do Brasil. Títulos de outros países. O caminho para as índias e a África do Sul. A tecnologia na época do descobrimento e hoje – Como se viajava? Hoje, como os jogadores foram para a África do sul?

A bola – A bola e sua história. Confeccionar bola de meia. A tecnologia na confecção das bolas. As bolas dos jogos. Desafios: Lançar pesquisas na sala – Em que ano o Brasil foi vencedor pela primeira vez em uma copa? As transmissões de futebol – Antigamente o futebol era transmitido pelo rádio – Convidar familiares que possam relatar essa experiência. Essa será a primeira copa transmitida em 3d. Pintura de mapas, localização em mapas. Alguns sites já oferecem brincadeiras e jogos online. Podemos utilizar a sala de informática. Paisagens da África. Tipo de relevos, hidrografia e etc. Translação, rotação. Continentes. A festa junina – origem e história.

Matemática: Formas geométricas, Medidas. Numerais cardinais e ordinais. Confecção de relógios – Os tipos de relógios. Como o homem, antigamente, marcava o tempo? Como se orientava? Relógio do sol. Situações problemas que envolvam assuntos relacionados à copa e à festa junina – preço de camisas, promoções, tempos dos jogos, números de jogadores, altura dos jogadores, peso dos jogadores, idades dos jogadores da seleção brasileira; população da áfrica do Sul e etc. Contagem regressiva – Quantos dias.
faltam para a copa – Fazer um pequeno mural para que os alunos diariamente, marquem quantos dias faltam para a copa.


Português: Confecção de listas com nomes – Nomes de jogadores, nomes de países (adedanha/ forca). Ordem alfabética. Construção de texto – cartas para os jogadores. Versos. Letras de músicas. Confecção de slogans para a Copa. Confecção de Acrósticos - Nome próprio, nome comum, substantivos, adjetivos e etc. Combinar com a turma para semanalmente realizar os informativos da copa, ficando sob a responsabilidade de alguns alunos, em cada semana, trazer as notícias da copa para a turma. Confecção de cartazes. Trabalho com letras de músicas – Skank, Jorge Benjor, Hinos, Hino oficio da copa de 2010. Trabalho com rimas utilizando os nomes dos jogadores. Trabalho com histórias – histórias relacionadas à cultura africana, relacionados ao futebol, ao esporte. Trabalho com receitas de comidas típicas das festas juninas. Lendas da áfrica.



Ates – Desenho caricatura dos jogadores, desenho de mapas, ornamentação das salas, pinturas africanas – cores da áfrica, desenho do mascote, atividades com o corpo – técnicas de desenho, trabalhar com a parte jornal dos esportes e utilizar as imagens dos jogadores durante o jogo – imitar posições, realizar colagens, montagens e etc. Atividades com massa de modelar – confecção de massa. Trabalho com dobraduras – animais selvagens da África do Sul. Confecção de material para ornamentar nossa festa junina com símbolos da copa e cores do Brasil e África do sul. Utilização de material reciclável para ornamentar a festa.Já podemos pedir aos alunos CDs velhos, bandeiras dos times do Rio de janeiro, confecção de lanternas com garrafa pet e etc.


Ciências – Meio ambiente e consciência ecológica - Animais selvagens, animais domésticos; cuidados com o corpo, alimentação ( alimentos que nos ajudam a viver melhor). A importância da água para hidratar o corpo. Perdemos muito líquido quando praticamos esporte – suamos. Os sinais do corpo – temperatura, batimentos cardíacos e etc. Ouvir os batimentos do coração antes de uma atividade e depois, medir a temperatura e etc. Perceber e conhecer melhor o seu corpo – Trabalhar a força e direção – chute a gol, lateralidade e etc. O lixo nos estádios de futebol. O luxo que vem do lixo – a reciclagem. O consumismo – O lixo que cresce a cada dia. – O consumismo da copa – Cuidado!



IMPORTANTE:

NOSSO ARRAIAL ESTÁ SEM NOME. QUE TAL PERGUNTAR ÀS TURMAS SE QUEREM SUGERIR NOMES PARA DEPOIS SEREM VOTADOS PELA EQUIPE E PROFESSORAS?
BAIXEI DOIS VÍDEOS SOBRE A CONFECÇÃO DA BOLA DE FUTEBOL EM UMA FÁBRICA.
A SALA DE LEITURA TEM ÓTIMAS HISTÓRIAS DA ÁFRICA, LENDAS E ETC. NÃO DEIXEM DE CONFERIR.
A PROFESSORA MARA TROUXE UM SITE COMO SUGESTÃO QUE TRAZ MUITAS COISAS SOBRE A COPA: WWW.SMARTKIDS.COM.
JÁ ENVIEI ARQUIVOS PARA VOCÊS COM PESQUISAS E CURIOSIDADES SOBRE A COPA, SOBRE A ÁFRICA . SOBRE A BOLA E OUTROS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário