segunda-feira, 23 de agosto de 2010

23/08 até 10/09


III – Semanas: 23/08 até 10/09

Tema gerador: CONECTANDO-SE AO FOLCLORE: 
MITO, LENDA, DANÇA, CULINÁRIA, ARTESANATO E COSTUME.

Objetivos:
Apresentar o tema;
Compreender o Folclore enquanto expressão da cultura popular e sua importância;
Pesquisar sobre a relação que existe entre o meio ambiente, suas raízes e a produção cultural;
Compreender-se enquanto sujeito histórico, produtor e consumidor de cultura;
Compreender a produção folclórica como legado que vai se transformando com a história.


Enfoques: Matemática, Português, História/Geografia e Artes: Folclore, Regiões do Brasil; Medidas, Frações, Situações Problema; Construção de texto, Leitura, Interpretação; Alimentos, Higiene, O Planeta. A Lua – Satélite da Terra. O espaço. Os planetas. Novos planetas. As transformações do planeta...

Recursos e atividades:
Marcas da história: O Folclore Brasileiro. Realização de pesquisas sobre a origem dos mitos do nosso Folclore; Lendas, brincadeiras, parlendas, cantigas, acalantos, adivinhações, festas populares e etc. Lendas urbanas do nosso município (pesquisa junto aos pais de algumas lendas urbanas conhecidas por eles). 

As lendas do Orkut – Lendas e tecnologias. O quanto as tecnologias influenciam o nosso cotidiano. Lendas da internet.  Convidar os pais e avós para que contem algumas lendas para a turma. Trabalhar com o material da Turma da Mônica em quadrinhos: http://www.monica.com.br/comics/folclore/welcome.htm

As lendas e o meio ambiente. Mostrar que as lendas acontecem de forma contextualizada.
 A pesquisa científica e o planeta: “Et” - Quem é esse cara?; “Será que o homem foi à lua?”;  “ A lua nas lendas”.
“A lua e a sua influência na natureza”: fases, agricultura, marés e etc.  A NASA. Os astronautas. A tecnologia no espaço.
Os mitos e seus papéis no meio ambiente ( Ex.: a função do curupira é proteção da mata). Montar um livrinho da turma que explique os mitos e suas origens. Sugestão de Livro - Mistérios da Pindorama de Marion Villas Boas.

A culinária. A transformação das receitas com a influência de outras culturas. Confeccionar receitas. Pesquisar sobre pratos típicos das regiões brasileiras. 

A história e os alimentos: Programa “Pé De Quê?”

Trabalhar noções de higiene e cuidados na manipulação de alimentos.
Trabalhar medidas na confecção de receitas. Montagem de livro de receitas.

Trabalho com textos diversos: lendas, trava língua, adivinhações, cantigas de roda. Construir textos coletivos sobre temas do folclore.
Escrever histórias em forma de quadrinhos. Montar um livro de ditados populares. Pesquisar brincadeiras antigas na família das crianças. Resgatar essas brincadeiras.
Convidar responsáveis para ensinar brincadeiras de quando eram crianças. Brincar com trava línguas e parlendas.

Oferecer atividades de desenho, pintura e colagem. Registrar no blog as atividades realizadas. Postar desenhos, pesquisas, adivinhações, enquetes sobre o tema. Trabalhar com rimas.  Atividades com sucata – artesanato, confecção de instrumentos, fantoches.
Realizar atividades de teatro e dança.

Utilização de vídeos, sala de leitura, laboratório de informática, biblioteca, mala de aventura e etc.

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