quinta-feira, 6 de maio de 2010

BIBLIOFILIA 2010 - SABER, ARTE E TECNOLOGIA - CONECTANDO-SE AO MUNDO


3º Ano - A TECNOLOGIA NO COTIDIANO (LIVRO E EXPOSIÇÃO DE UTESÍLIOS)

O tema do 3º ano fala da evolução tecnológica. Porém, mostrar essa evolução é mostrar o quanto a vida se tornou melhor para o homem e a mulher. No entanto, a perguntas que devemos lançar durante a pesquisas são:


Sugestão
Como temos aproveitado essa evolução tecnológica? Quais os benefícios e possíveis problemas que ocorreram com essa evolução? Quais posturas, hábitos devemos ter para utilizarmos esses benefícios de forma consciente sem prejudicarmos o meio ambiente? Como era viver sem essas invenções?
Essa discussão é muito profunda para nossas crianças, mas podemos iniciar uma discussão ao nível do entendimento delas.
Você pode escolher algumas invenções que estejam mais próximas da vivência da turma:
TV, MP3, DVD, CD, TELEFONE, MÁQUINA DE LAVAR ROUPA e etc.
Por exemplo, o celular.
Trabalhar uma música ou história que fale sobre o telefone.
Há um pagode do Zeca Pagodinho que fala sobre o celular: “Se você sentir saudade. Liga pro meu celular...” O primeiro samba gravado “Pelo telefone”, acho que é esse o nome, também cita esse meio de comunicação muito importante. E que se tornou indispensável às nossas vidas.

Mas sempre foi assim?
Ao trabalhar, por exemplo, a época do descobrimento, vamos ver que não havia telefone. O rei de Portugal para ter conhecimento das novas terras necessitou de alguém que viesse na embarcação para escrever sobre tudo que via. Importante enfatizar que nem todo mundo naquela época sabia escrever.
Pero Vaz de Caminha era o escrivão da frota de Cabral e foi graças a ele que o rei de Portugal tomou conhecimento das primeiras informações sobre a terra “descoberta”.
Imagine como era mais difícil saber das coisas, ter notícias das pessoas, ter informações sobre o que acontecia no mundo. O próprio Caminha demorou muito para voltar, pois a viagem de caravela também era bastante demorada.
E quando surgiu o telefone? Demorou muito depois do descobrimento?
Sim! Muito mesmo! As pessoas viveram muito tempo sem o telefone. 


Com o tempo, a necessidade e as pesquisas foram inventadas outras formas de comunicação: telégrafo, carta...

E quem inventou o telefone? O primeiro telefone era igualzinho o celular?

Marque um horário no Laboratório de Informática. Pesquise com os alunos sobre a história do telefone. Quem o inventou? Onde surgiu? Como era o telefone e sua evolução até os dias atuais. Pesquisar sobre o site do museu do telefone no Rio de Janeiro também é ótima sugestão de atividade.
Pedir que alguma vovó ou vovô compareçam à escola para contar como era a vida das pessoas quando não existia celular, como era o telefone e que nem todos tinham acesso.
Todas essas questões levantadas podem ser trabalhadas junto a outros temas. Por exemplo, O Índio. Como era a vida na tribo antigamente? E hoje? Sabemos que hoje alguns índios freqüentam escolas e têm acesso há muitas invenções. Perguntar à turma se acham que isso foi bom ou não para os índios?
No Plano de Ação é citada a questão da cultura que é passada oralmente. Os índios não tinham registro de suas histórias e com isso, sua cultura foi se perdendo com o tempo e com a morte de muitos índios. Quais eram as invenções dos índios? O que eles faziam (modo de pescar, forma de plantio, os potes de barro, a comida, a música e etc.) podemos chamar de tecnologia?
 
Como se comunicavam? Realizar uma pequena pesquisa com os alunos sobre essas questões, caso haja tempo.


Trazer o celular para a sala de aula para registrar todo o trabalho que será desenvolvido pela turma.
Brincar de telefone sem fio. Montar um telefone de sucata. Conversar sobre a importância de preservarmos os orelhões. Conhecer os números de emergência. Montar uma agenda telefônica com esses números de emergência. Elaborar cartas para a própria residência e combinar com os pais para que coloquem no correio.
Trazer um telefone fixo para a sala e montar um diálogo. Onde o aluno vai simular que está atendendo uma ligação. Montar o diálogo e escrever em folha 40kg. Perceber a diferença de estrutura do texto.
Quando registramos um dialogo, usamos travessão, dois pontos, sinais de pontuação para demonstrar entonação de quem fala.
Outra invenção presente no nosso cotidiano e que ninguém se imagina sem ela, é a TV.
Quando surgiu a TV? Como ela era antigamente? Quais benefícios essa invenção trouxe para todos nós? Convidar uma vovó ou um vovô que possa passar para a turma como era o tempo do rádio, quando não havia TV. Ou ainda, trazer um vídeo, história que fale sobre o assunto.
Há uma música da Bia Bedran muito interessante sobre a TV.
Usar a TV da sala de aula mostrando vídeos de programas, desenhos antigos ou comerciais. 
Baixei vários comerciais antigos, como por exemplo, o primeiro comercial da Coca-cola no Brasil, do Toddy, Nescau. todos em preto e branco.

Elabore uma entrevista com a turma e solicite que façam com algum familiar, contendo data de nascimento, nome, etc. Perguntar se determinadas invenções já existiam quando nasceram: máquina de lavar roupa, celular, fralda descartável, cafeteria, rádio, vitrola e etc. Vitrola? É vitrola! Antigamente, não existia esse som maravilhoso que temos hoje.
Solicite à turma que traga figuras desses equipamentos, invenções antigas e atuais para fazer um grande mural comparativo.
Montar um quadro com enquetes utilizando fotos ou desenhos e alguma informação sobre a questão citada:
 Você sabia?
Você sabe há quanto tempo chegou a TV no Brasil? Você sabia que antigamente não tínhamos CD? Você conhece a máquina de escrever? (É uma maneira de criar o interesse da turma sobre o assunto, depois você pode propor que essas esquetes sejam colocadas para a escola inteira ter acesso nos cavaletes).
O aparecimento do computador e da internet foi uma das maiores contribuições que a tecnologia nos trouxe. Pesquisar como surgiu o computador, utilizar o laboratório de informática são sugestões de trabalho. Registrar com eles suas pesquisas no BLOG sob a coordenação da professora. Trabalhar os cuidados com a internet, com o mundo virtual. (Cartilha da Xuxa).
Pedir que elaborem comerciais, trabalhando com música e cartazes.  Trabalhar com jingles de comerciais. Trabalho com encartes... envolver todas as áreas do conhecimento: Português, Matemática, Ciências, Geografia e História.
Promover discussões a partir de reportagens que falem sobre o assunto. Por exemplo, o lixo tecnológico – Há pessoas que compram celular todo ano e jogam o outro fora sem nenhum cuidado. Fazer um levantamento de locais que recolhem esses aparelhos.
Trazer alguns desenhos que retratem de forma lúdica a história das evoluções: Os Flintstones e Os Jacksons. São dois desenhos bastante interessantes e engraçados.
Você pode realizar essas pesquisas sobre outras invenções como a eletricidade, a ultrasonografia (faça um levantamento na turma, veja quem tem e peça autorização ao responsável para que seja exposto no dia da Bibliofilia. Não esqueça de fazer as etiquetas), o rádio, o disco, o avião e etc.
 Promova uma reflexão junto à turma. Quais os benefícios trazidos por todas essas invenções? E quem são esses inventores? Como conseguiram inventar tanta coisa? Aproveitar para valorizar a questão do estudo, da curiosidade e da descoberta. Realizar algumas experiências na turma para comprovação de questões levantadas por você ou por eles.
Seu livro pode ser um livro de história sobre essas invenções ou um livro documentário com registro das invenções, entrevistas, fotos ou figuras dessas invenções. Pode ser um livro coletivo.
Montar uma exposição com fitas K7, disco, cd, rádio antigo, DVD, vídeo cassete e outros. Você pode pedir aos pais ou aos professores e equipe. Ver quem tem algum desses equipamentos antigos para expor.
Todo seu trabalho pode ser registrado pela câmera fotográfica digital. Outra invenção maravilhosa. Pois, há um tempo atrás, usávamos a câmera com filme.


Outra sugestão bem bacana seria termos uma vitrola durante a exposição e discos para ouvirmos.
Um mural de fotos para mostrarmos a evolução da fotografia também é uma sugestão.
Qualquer coisa que precise, ajudarei dentro do possível,
Beijinhos,
Maris


Nenhum comentário:

Postar um comentário