quinta-feira, 6 de maio de 2010

BIBLIOFILIA 2010 - SABER, ARTE E TECNOLOGIA - CONECTANDO-SE AO MUNDO



2ºAno - A TECNOLOGIA NA ARTE DE BRINCAR (LIVRO E EXPOSIÇÃO DE BRINQUEDOS ANTIGOS E MODERNOS).


Acho que a temática mais importante, além da evolução tecnológica dos brinquedos, é o brincar que vem sendo esquecido pelas crianças. 
O homem é um ser lúdico! E tecnologia e ludicidade tem uma grande relação.



Sugestão
Pensei em iniciar o trabalho com uma música: Quintal – Bia Bedran. A música fala do quintal, do resgate de brincar. Visto que, muitas das nossas crianças não tem esse espaço do brincar.
Trabalhar a letra, cantar e convidar uma vovó, um vovô ou mesmo alguém da escola que venha contar para as crianças como eram suas brincadeiras e brinquedos. (Tenho a cd).
Fazer um levantamento (as crianças) junto aos pais, funcionários da escola... sobre brincadeiras e brinquedos antigos. Montar uma grande lista e colocar na sala. Com essa lista você pode trabalhar Português (construção de frases ou pequenos textos coletivos, plural e etc.) Matemática (quantidade, probleminhas envolvendo o tema, encartes com preços de brinquedos e etc.) História (como os curumins brincavam na aldeia, o Sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato, brincadeiras de influência portuguesa e influência indígena e etc.) e outros conteúdos. Também devemos trabalhar a questão dos valores e conceitos. O compartilhar, o respeito nas brincadeiras, o cuidado com os brinquedos (aumento do lixo por conta da compra desenfreada) e etc.
Baixei alguns vídeos de brinquedos antigos, exposições. Acho interessante mostrar esses brinquedos, pedir aos pais que tragam, caso ainda tenham algum em casa, ou ainda, tirar uma dia da semana onde você reservará um momento para confecção de um brinquedo com sucata. Um brinquedo antigo (bola de meia, peteca, boneca de pano, pipa etc.).
Outra questão do brincar esquecida é o ouvir histórias. Chamar o responsável (mãe, pai, tia, avó...) para contar uma história para as crianças, montar uma pequena roda e fazer um momento diferente. Pode ser uma história escolhida pelas crianças, ou mesmo uma história antiga que o responsável conheça. Uma sugestão de história muito legal é a boneca de pano Emília de Monteiro Lobato.
Trabalhar com dobradura, pintura, confecção de massa de modelagem, fantoche, utilizar a sala de leitura (roupas) são formas, entre tantas outras de resgatar esse “brincar” já esquecido, onde há movimento, espaço para a imaginação e criatividade.
E vocês? Como vocês brincam?
Perguntar as crianças quais são suas brincadeiras, que espaço tem para brincar e etc. Levantar a relação de brincadeiras e brinquedos e trabalhar com essa relação; pode ser como sugerimos acima. Dependendo da realidade do grupo, pode aparecer “brinquedos” bem modernos – computador, vídeo game e etc. Para as crianças esses aparelhos eletrônicos são brinquedos, divertem... elas não percebem outra função que não seja essa.
No caso da internet, aproveitem para orientar quanto a necessidade de se ter cuidado. Trazer uma reportagem de jornal ou mesmo um vídeo falando dos cuidados necessários que devemos ter ao viajar no mundo virtual. Ah, aproveite e pergunte a eles: O que é mundo virtual?
Sugerir que as crianças tragam uma brincadeira ou brinquedo para apresentarem à turma.
 Pedir que o professor de Educação física realize o resgate de  brincadeiras esquecidas e até, não conhecidas pelas turmas.

E agora, o que vamos fazer? Vamos montar uma história? Uma história que fale do brincar, de como é bom brincar?
Montar um texto coletivo com os alunos sobre uma história cujo tema seja o brincar. Essa história pode citar um brinquedo  e/ou brincadeira antiga ou atual. Ao final do livro, coloque a origem dele, como se brincava antigamente e como se brinca hoje. Elabore junto com a turma o manual de como brincar.
Como pode ser seu livro?
Ele pode ter o formato de um brinquedo (por exemplo, de uma bola, uma pipa, de uma casa – cabana de brincar, um baú de brinquedos). Ele pode ser interativo ou não.
Além do livro, recolha brinquedos, confeccionados pela turma, trazido pelos pais e ou funcionários e brinquedos atuais para abrilhantar sua exposição. Os brinquedos podem ter etiqueta com o nome, ano de sua origem (mais ou menos), origem, resumo e proprietário.

           Importante            
Outras questões que podem ser trabalhadas:
Brinquedo de menina e menino?
Pra onde vai meu brinquedo quando não o quero mais?
Eu guardo os meus brinquedos?
O brinquedo preferido.
Brincar não tem idade.

Outras sugestões de música:
Casa de brinquedo – Vinícius de Moraes
Arca de Noé – Vinícius de Moraes
Sitio do Picapau Amarelo – Gilberto Gil
Quem canta seus Males espante I e II
O melhor de Bia Bedran
Era uma vez  - Toquinho
Aquarela – Toquinho

Montar um painel com fotos das crianças brincando ou mesmo o making off de todo o trabalho.

Faça uma listinha do que você pode precisar. Você também pode dividir com a turma o material, conforme fizemos ano passado. Solicitar material que todos utilizem.
Qualquer dúvida, basta me procurar, Ajudarei no que for possível.
Beijos,
Maris






Nenhum comentário:

Postar um comentário