quinta-feira, 6 de maio de 2010

BIBLIOFILIA 2010 - SABER, ARTE E TECNOLOGIA - CONECTANDO-SE AO MUNDO


5º Ano – A TECNOLOGIA NA ARTE DE REPRESENTAR – O TEATRO (TEXTO – ATO) E APRESENTAÇÃO DE PEÇA/ A TECNOLOGIA NA ARTE DE REPRESENTAR – O CINEMA (TEXTO – ATO) E APRESENTAÇÃO DE FILMAGEM.

O tema do 5º ano tem como objetivo mostrar a tecnologia na arte de representar. Uma forma de expressão muito antiga que surgiu na Grécia – TEATRO.


Sugestão

Se lembrarmos a História do Brasil, após o descobrimento, virá à mente os Jesuítas na catequese dos povos indígenas, na Pindorama (Terra das Palmeiras), através do teatro.
Quais eram os objetivos dos Jesuítas? Por qual motivo utilizavam o teatro para a catequese? O que é catequizar? Proponha a questão para que pensem na sala.
Trabalhe a música: Índio (Legião Urbana) – baixei o vídeo da música.
Após, trabalhe com os vídeos sobre a origem do teatro. Baixei uns três vídeos sobre assunto. Acho interessante que você veja primeiro, antes de levá-lo para a turma.
Converse com a turma sobre o tema.

Marque um horário no Laboratório de Informática. Promova uma pesquisa em grupos: Origem do teatro/ A importância do teatro/ O teatro dos jesuítas no Brasil/ A tecnologia no teatro. Acho que esses 4 temas vão nortear o trabalho e ajudar a montar o livro, caso queira montar um livro de dados. Do contrário, aproveite esse material na sala. Que os grupos apresentem suas pesquisas e montem cartazes para a exposição.
Você pode escolher uma pequena peça de teatro ou mesmo montar uma história com a turma e escrevê-la no formato de ato. Os alunos irão ensaiar para o dia da Bibliofilia. O livro pode ser o próprio ato de teatro registrado em livro.
O trabalho pode ser fotografado e expor seu making off.

O outro 5º ano, turma 501 pensou em trabalhar com o cinema. Acho que a dinâmica é a mesma. Estamos trabalhando o descobrimento, índio, Monteiro Lobato... Iniciar com um filme sobre o tema é um bom começo para introduzir o assunto. Baixei alguns vídeos sobre esses temas, do youtube. Não são propriamente cinema, mas são apresentações em imagem e som de documentários e entrevistas.
Trazer filmes antigos, como o da revolução industrial de Chaplin ( sugestão da Amanda). O filme fala da revolução industrial, das máquinas... e do medo do homem perder sua identidade e autonomia. Será que perdeu? Será que a máquina vai tomar ou tomou nosso espaço? Que mudanças surgiram com o aparecimento das máquinas?
Esse filme nos mostra o cinema mudo, onde as personagens representavam nas filmagens sem o som de suas falas.
O homem foi inventando formas mais elaboradas de viver, de se expressar e o cinema mostra essa evolução na sua estrutura e na forma de apresentá-lo (musicais, efeitos especiais, temas – aventura, romance, ficção).
Montar uma história sobre o aparecimento do cinema, sua importância e filmar o making off é uma sugestão. O livro pode ser um documentário sobre cinema.
Montar enquetes sobre a frequencia das pessoas ao cinema, se há muitos cinemas em Madureira, quais os filmes mais assistidos, o valor de ingressos e etc.

Faça uma listinha do que precisará. Entregue à equipe, veremos a possibilidade de viabilizá-la. Procure também dividir com a turma o material utilizado em todo o processo de elaboração do trabalho conforme fazemos sempre.
Beijinhos,
Maris

Nenhum comentário:

Postar um comentário