quinta-feira, 6 de maio de 2010

BIBLIOFILIA 2010 - SABER, ARTE E TECNOLOGIA - CONECTANDO-SE AO MUNDO


4º Ano – A TECNOLOGIA NA ARTE – PINTURA  (TEXTO COLETIVO -TECNOLOGIA NA CONFECÇÃO DE BONECOS  E RECICLAGEM – TEXTO COLETIVO)

O tema do 4º ano fala da evolução tecnológica junto à arte. O quanto o saber fazer e como fazer foi se aprimorando. A arte encontrou na tecnologia formas mais elaboradas.

Sugestão

A arte européia no período do Descobrimento retrata a história. Devemos lembrar que a arte não tem essa função de “copiar”, representar a realidade. No entanto, antigamente, era essa sua função. Se formos buscar as fotografias antigas, veremos que eram feitas por pintores que retratavam pessoas, lugares e fatos
Hoje a arte não tem, necessariamente, esse compromisso. Hoje, o artista deseja, com sua arte, questionar o homem, fazê-lo pensar...
Nosso trabalho não vai trazer a discussão do que é ou não arte. O 4º ano irá pesquisar uma forma de expressão artística, realizá-la e apresentá-la com o objetivo de sensibilizar e mostrar ao outro o quanto a técnica está presente na arte.


Começar com a música dos Titãs:

“A gente não quer só comida
A gente quer comida diversão e arte”

Ou a música de Toquinho:

“Numa folha qualquer
Eu desenho um sol
Amarelo”

Mostrar para a turma como a arte é importante para o homem e que a atividade artística se origina de uma capacidade criadora, fruto da imaginação do homem e da sua sensibilidade. Junto a isso, temos a técnica que vem aprimorando sua arte cada vez mais.
Mostrar a arte das cavernas; a pintura da época do descobrimento; a arte indígena em suas roupas e pinturas no corpo, em seus utensílios... São   possibilidades de mostrar aos alunos como o homem vem desenvolvendo formas mais elaboradas de se expressar e utilizar variados recursos, sejam eles, naturais ou não.
Baixei dois vídeos sobre arte e tecnologia. Acho interessante que vejam com antecedência. Os dois trabalham imagem, cor e som. No caso, o movimento do corpo.
Como a técnica escolhida é de pintura, sugiro mostrar os pintores europeus e a pintura indígena para iniciar a atividade e a pesquisa.
Marque o laboratório de informática. Veja um horário para que possa levar a turma e pesquisar sobre quadros e registros de pinturas. Há alguns livros na Sala de Leitura que falam de pintura e outras formas de expressão. Use o paint, deixe que explorem o computador e usem a criatividade.



Proponha à turma se aventurar no mundo das pinturas ou desenhos para retratar pessoas da escola, lugares da escola ou mesmo a escola.

Utilize técnicas simples de pintura. Tenho uma apostila e posso trazer. Montar paisagem com recortes de jornal e revista, confeccionando pequenos quadros, é outra sugestão.
Trazer a pesquisa sobre a técnica e o como fazer será bastante interessante. Podemos aproveitar e fazer um making off desse trabalho expondo fotos da realização do mesmo.
Seu livro pode ser feito coletivamente, falando sobre a pintura e todo e todos os passos até a finalização do livro. Ele pode conter fotos com o registro de todo o trabalho.
O mesmo pode ser feito com a confecção de bonecas e reciclagem. 
Propor à turma a pesquisa sobre bonecas artesanais, tipos de materiais, a histórias e a cultura dessas pessoas que realizam técnicas artesanais e inventam novas formas “de fazer”, aproveitando materiais reciclados.



2 comentários: