quarta-feira, 17 de março de 2010

PLANO DE AÇÃO - DE 08/02 ATÉ 12/02

I – Semana: 08/02 até 12/02
Tema gerador: CONECTANDO COM O ESPAÇO ESCOLAR
Objetivos:
Apresentar-se à turma, promover a apresentação dos alunos num clima de descontração e amizade;
Estimular a aproximação entre os alunos, professores e funcionários;
Conhecer o espaço físico da sala de aula e a organização desse espaço;
Conhecer a organização do espaço físico da escola e de alguns funcionários com os quais temos mais contato. (funcionárias do refeitório, da limpeza e etc.);
Apresentar à turma a nossa rotina e atividades, ou como você pretende, junto com a turma, organizar as atividades e rotina;
Apresentar o tema do nosso projeto pedagógico de acordo com o entendimento de cada faixa etária seja a partir de uma história, uma música, poesia ou desenho e etc.;
Realizar um breve levantamento sobre a origem do carnaval;
Possibilitar o conhecimento sobre o carnaval ao longo da história no nosso estado, levando-os a perceber  as  mudanças na apresentação da festa, na forma de se brincar carnaval e etc. a partir da expressão criadora e do desenvolvimento tecnológico, unindo a arte à tecnologia.


A primeira semana de aula é marcada pela alegria e às vezes, inquietação diante de novos desafios. Ela é marcada pelo início de novas descobertas. Nunca somos os mesmos, ainda que estejamos num ambiente que já conhecemos e com pessoas que já tivemos contato.
Esse é o momento do reencontro e do contato com o novo. Reencontro de amigos, primeiro contato com novos colegas, com a professora, com a sala, com as mudanças do espaço físico, com os funcionários e além tudo isso, o nosso coração está cheio de expectativas e esperanças diante de uma nova fase que se inicia.
Alguns enfoques: Boas-vindas, Organização das Atividades, Conhecimento do Espaço físico, Conhecimento dos alunos, Socialização e Carnaval.
Recursos e Atividades: Músicas (trabalhar letras de samba – Portela Carnaval 2010/ Mocidade Independente de Padre Miguel – “Ziriguidum 2001, uma odisséia no espaço” (interessante notar que neste samba é citado o nome do filme “Uma odisséia no espaço”. Esse filme se inicia com a imagem de um homem primitivo que ao se defender usa o osso de um animal, caracterizando aí, simbolicamente, como o início das invenções e da capacidade criativa e simbólica inerente ao homem que a partir da arte, da tecnologia e da linguagem, hoje, alcança o universo); Dinâmicas que trabalhem a construção de texto ou modificações dos mesmos (Utilizar a letra do samba da Portela e não colocá-la na íntegra, pedir à turma que juntos completem o texto, após discutir quais foram as motivações que levaram a completar com determinadas palavras, mostrar texto original comparar as diferenças de olhares, caso haja, cantar com a turma, ouvir o cd, pedir que inventem uma fantasia para aquele samba e desenhar); Relatos (Entrevistas – convidando familiares de alguns alunos que participam de alguma escola de samba do nosso bairro e possam contar aos alunos como era o carnaval antigamente); Histórias, Passeios na escola, Lanche coletivo, vídeo, confecção de fantasias e adereços. Trazer um disco de vinil de samba e mostra-lo à turma, explicando como era a vitrola nesta época, trazer fotos de revistas e jornais que possam ilustrar. Ver na turma qual o responsável, que caso tenha algum disco de vinil ou mesmo uma vitrola antiga, possa trazer para a sala e mostrar aos alunos.


BOM RETORNO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário